Pesquisas bibliográficas de licenciandos da LECampo/UFTM

Padrão

Os trabalhos em formato de slides, expostos durante a I Semana da Licenciatura em Educação do Campo/UFTM, são disponibilizados a seguir. Tais trabalhos são resultados de pesquisas bibliográficas em torno da área de Educação do Campo, desenvolvidos ao longo das disciplinas “Seminário Integrador 3, 4 e 5”, no segundo semestre de 2016, pelos licenciandos da LECampo/UFTM.

Seminário Integrador 5

Seminário Integrador 4

Seminário Integrador 3 (Matemática)

Seminário Integrador 3 (Ciências da Natureza)

Semana da LECampo/UFTM – 2016

Padrão

Semana da Licenciatura em Educação Campo – 2016: Diálogos para afirmação do direito à educação do campo

A proposta:

Com as políticas de educação do campo nas últimas décadas houve um grande avanço na garantia dos direitos educacionais para as populações do campo, mas quase que concomitantemente se constitui uma sensação de vulnerabilidade na continuidade dos cursos de nível superior instaurados e a formação dos estudantes – os principais afetados –, bem como as tensões e contradições que toda a institucionalização de luta social carrega. Nesse sentido, faz-se primordial a organização de espaços-tempos que contribuam para o debate sobre o atual momento da educação do campo e suas perspectivas futuras, em destaque a questão das licenciaturas em educação do campo, para que possam ser propostas estratégias coletivas para a superação dos desafios institucionais na afirmação da educação do campo. Nesse contexto de problemática, teremos duas mesas no evento, a mesa de abertura e a mesa de encerramento.
A mesa de abertura pretende conjugar um debate sobre a educação do campo desde diferentes dimensões: Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, Sindicatos, Universidade e Movimentos Sociais. A mesa de fechamento, com propósito de traçar perspectivas futuras considerando o atual momento de nossa sociedade, contará com a participação de uma experiente acadêmica que dialogará com um egresso e atual monitor de uma Escola da Família Agrícola e com um representante de Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Tais mesas possuem o propósito de apresentar o cenário da educação do campo, sua relevância social e perspectivas futuras.
Ademais, o evento contará com a realização de oficinas, minicursos e roda de conversa, cujas temáticas serão pertinentes ao processo educativo do Ensino de Ciências e Matemática na Educação do Campo. Também haverá exposição de trabalhos, atividades e experimentos dos estudantes realizados nas disciplinas do curso. Essas atividades favorecem a produção e divulgação do conhecimento no próprio desenvolvimento curso.
Essas questões se colocam no contexto em que o curso de Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Ciências da Natureza ou em Matemática da UFTM, pressupõe uma ação multi/interdisciplinar orientada para a formação de professores do campo. O curso é recém instaurado na instituição, sendo, por isso, fundamental a realização da semana do curso, como uma estratégia de seu fortalecimento em suas dimensões pedagógicas e de produção de conhecimento. O evento é também um forma de proporcionar a divulgação da abordagem formativa pautada na pedagogia da alternância, cuja relação com as diferentes instância sociais é pressuposto, visto que os alunos realizam sua formação em tempo-espaços que se intercalam: momentos de tempo-escola e tempo-comunidade.

Organização:

Prof. Dr. Daniel Fernando Bovolenta Ovigli – UFTM

Profa. Dra. Daniele Cristina de Souza – UFTM

Profa. Dra. Daniervelin Renata Marques Pereira – UFTM

Prof. Dr. Danilo Rodrigues César– UFTM

Prof. Dr. Danilo Seithi Kato – UFTM

Prof. Ms. Diógenes Valdanha Neto – UFTM

Profa. Ms. Joana S. Reis – UFTM

Prof. Dr. Rodrigo dos Santos Crepalde – UFTM

Profa. Ms. Tânia Halley Oliveira Pinto – UFTM

Profa. Ms. Verônica Klepka – UFTM

Alunos dos cursos da LECampo/UFTM

Programação

Padrão

Mesa de Abertura: 11 de outubro de 2016 (19:40 – 22:10) ­
Mesa de Debate: 13 de outubro (14:00 – ­22:10) ­
Minicursos: 13 de outubro (14:00 – ­22:10)­
Exposição de trabalhos: 14 de outubro (14:00-19:10)
Mesa de Debate: 14 de outubro (19:40­ – 22:10) ­
Minicursos, Exposição interativa, Atividade Cultural de Encerramento: 15 de outubro, na Escola Nossa Senhora da Abadia (para alunos da LECampo).

Programacao Detalhada

Local:

UFTM Campus Univerdecidade (11 a 14 de outubro)

UFTM Campus Centro Educacional (15 de outubro)