Esta atividade está embasada na proposta curricular para o ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira para o 1º Ano do Ensino Médio sendo o gênero textual Notícia o procedimento metodológico.

A atividade, além dos objetivos propostos pelo currículo mencionado, adota os seguintes direcionamentos sugeridos pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006):

  1. “[…] o fato de que os objetivos do ensino de idiomas em escola regular são diferentes dos objetivos dos cursos de idiomas” (p. 90);

  2. “O projeto de letramento pode coadunar-se com a proposta de inclusão digital e social e atender a um propósito educacional, pois possibilita o desenvolvimento do senso de cidadania (p. 98);

  3. a prática do letramento, multiletramentos e da multimodalidade “[…] poderão contribuir para ampliar a visão de mundo dos alunos, para trabalhar o senso de cidadania, para desenvolver a capacidade crítica, para construir conhecimento em uma concepção epistemológica contemporânea” (p. 113).

Portanto, entendemos que:

O conhecimento gramatical necessário em língua estrangeira deve levar o estudante a ser capaz de produzir enunciados – simples ou complexos – que tenham uma função discursiva determinada. Essa capacidade, obviamente, vai muito além da simples conjugação verbal, da exatidão no emprego das pessoas verbais ou das regras de concordância, por exemplo. Assim, o foco da gramática deve voltar-se para o papel que ela desempenha nas relações interpessoais e discursivas (OCEM, 2006, p. 144) (Grifos nosso).

Dessa forma, foi proposto aos estudantes que produzissem uma notícia sobre um tema livre, mas que não poderia ser copiada da internet ou de jornais, seguindo as orientações:

  • Título em Espanhol;

  • Texto em português;

  • Digitalizado ou manuscrito;

  • Imagem que se relacionasse ao assunto escrito.

Consideramos a autonomia autoral dos estudantes para a produção escrita. Adotamos o critério de fazer as correções como sugestão de melhoria para os próximos escritos.

Como resultado dos trabalhos, em grupo, obtivemos notícias sobre a realidade sociocultural dos estudantes que abordaram temas referentes ao bairro em que vivem, figura 1, como também assuntos diversos. Em uma das notícias uma das estudantes foi a capa da notícia se caracterizando como vítima de violência, figura 2.

Seguem algumas imagens das produções.

Figura 1: La noticia produzida pelos estudantes. Fonte: Arquivo da professora.

Figura 2: La noticia produzida pelos estudantes. Fonte: Arquivo da professora.

REFERÊNCIA

BRASIL. Secretaria de Estado de Educação. Curriculo Mínimo Língua Estrangeira. Rio de Janeiro, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 239 p. (Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 1).

Por: Elaine Teixeira.

(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)

Licença Creative Commons

La noticia de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição