A proposta deste trabalho é a inclusão do letramento em língua espanhola através dos multiletramentos, tomando como princípio “o fato de que os objetivos do ensino de idiomas em escola regular são diferentes dos objetivos dos cursos de idiomas”, mas que “inclui o desenvolvimento de consciência social, criatividade, mente aberta para conhecimentos novos, enfim, uma reforma na maneira de pensar e ver o mundo” (OCEM, 2006 p. 90).

Desse modo, buscou-se como apoio metodológico o gênero Entrevista, proposto do Currículo Mínimo/RJ, para a prática da língua estudada.

A atividade, realizada em grupo, foi feita com estudantes do 1º Ano do Ensino Médio e eles deveriam fazer uma entrevista com pessoas da comunidade escolar ou de sua própria comunidade sobre questões sociais. A entrevista poderia ser escrita, como as dos jornais e revistas, ou filmada como as televisivas. As perguntas deveriam ser na língua adicional e as respostas dos entrevistados, na língua materna. Para isso, eles, antes da entrevista, deveriam conversar com os entrevistados informando qual era o tema (no caso, a percepção dos moradores de sua cidade), da mesma forma como costuma acontecer nas entrevistas.

A seguir, disponibilizamos algumas orientações para o trabalho com esse gênero, que podem ser adaptadas de acordo com cada contexto de ensino-aprendizagem:
  1. Trabalho em grupo de no máximo cinco.
  2. Entrevista com pessoas da comunidade escolar ou de sua comunidade sobre questões sociais.
  3. As perguntas devem ser realizadas em espanhol, mas as respostas dos entrevistados em português. Ao fazer a entrevista, você pode ler as perguntas traduzidas para o português para os entrevistados explicando do que se trata.
  4. A entrevista pode ser escrita ou filmada; se for escrita, o trabalho deverá ter capa e um título criado pelo grupo.
  5. Se o trabalho for filmado, cada integrante do grupo deverá fazer uma pergunta.
  6. Os grupos terão um prazo de 15 dias para a realização da tarefa.
  7. No dia da entrega, aqueles que filmaram enviarão os vídeos para a professora através de e-mail ou alguma rede social online.
  8. Valor: 3,0.
  9. A avaliação ocorrerá mediante o cumprimento das orientações, o zelo com a proposta e a integração de todos os participantes do grupo.

Seguem dois dos vídeos produzidos, ambos com legendas: um em português e outro em espanhol.

 

REFERÊNCIA

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006. 239 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume1). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf

Por: Elaine Teixeira.

(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)

Licença Creative Commons

Gênero entrevista na disciplina de língua espanhola de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição