Fonte: http://www.humorbabaca.com/montagens/diversas/mona-antes-e-depois-versao-americana

Você deve ter percebido que esse texto citado, com o título “Monalisa depois de uma semana nos EUA”, posiciona duas imagens, a pintura original de Leonardo Da Vinci (antes – before), italiana, e uma paródia, com a imagem de uma Monalisa americana (depois – after). Essa atividade foi prevista para ajudá-lo a trabalhar seu olhar para elementos do multimodal, já que esse texto articula linguagem verbal escrita (em inglês) e linguagem visual imagética. Para pensar na construção de sentidos nesse contexto, vamos propor algumas perguntas:

  • Onde atualmente é exposta a pintura Monalisa de Leonardo Da Vinci? Para onde se desloca essa montagem, em que aparece a Monalisa americana? Qual a oposição é criada em relação ao espaço nesse caso?
  • A ordem de colocação das imagens nesse texto cria sentidos? Quais?
  • Qual são os ícones culturais e ideológicos que a Monalisa americana representa? Quais marcas estéticas na segunda imagem demonstram isso?
  • Qual é a estética cultuada nessa nova imagem?
  • Em relação à cultura renascentista italiana, que a Monalisa clássica representa, qual a ideologia a Monalisa americana, por sua vez, realça? Qual são os valores dessa ideologia?
  • Qual a relação desses valores com as mídias, especialmente televisiva e impressa?
  • Observe que a Monalisa americana é apresentada de maneira caricata. Quais estereótipos ela revela? Identifique marcas visuais desse estereótipo.

Faça uma reflexão ou discussão, se estiver em grupo, sobre as respostas. Reflita sobre questões culturais e sociais suscitadas por esse texto multimodal. Consegue estabelecer propostas práticas a partir dessa reflexão, seja em contexto educacional, midiático ou outro?

 

Proposta baseada na leitura de:

VIEIRA, J.; SILVESTRE, C. Introdução à multimodalidade contribuições da gramática sistêmico-funcional análise de discurso crítica semiótica social. Brasília, DF: J. Antunes Vieira, 2015. Disponível em: <https://www.cepadic.com/pdf/livro_multimodalidade.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2018.

Por: Daniervelin Pereira.

(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)

Licença Creative Commons

Proposta para análise de um texto multimodal de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição