Esta proposta de atividade tem como objetivos: conhecer as funções e figuras de linguagem e praticar os conhecimentos adquiridos através da multimodalidade e dos multiletramentos. A atividade passou por dois momentos, primeiro na sala de aula com a apresentação dos conteúdos Funções da linguagem e Figuras de linguagem e atividades, depois no laboratório de informática onde foi solicitado aos estudantes que eles utilizassem o software  Canva, destaca-se que os estudantes não conheciam o ambiente virtual e foi ensinado a eles como proceder, desde a inscrição até o uso dos recursos disponíveis na plataforma. A escolha desse ambiente se deu pela diversidade de ações que ele disponibiliza para produzir e com recursos gratuitos.

Os estudantes foram divididos em duplas/trios e tiveram autonomia para escolher as funções ou figuras de linguagem estudadas e para produzir os textos multimodais como afirma Carvalho & Ferrarezi Jr. (2015, p. 65):

 […] é no espaço escolar que a criatividade deve ser estimulada. Por meio de atividades bem leves, o quanto possível, lúdicas com o professor trabalhando a liberdade de seus alunos. […] Essa liberdade inclui fazer as próprias escolhas com relação à linguagem, ao estilo do texto, às ideias que nele aparecerão etc (Grifos nosso).

Considerou-se trabalhar com a produção de textos multimodais pelos estudantes, pois acredita-se que:

“A ampliação progressiva de textos de várias esferas e de gêneros diversos na escola pode oferecer mais oportunidade de letramento e de alfabetismo, inclusive multissemióticos” (RIBEIRO, 2016, p. 48).

Abaixo seguem algumas das produções.

REFERÊNCIAS

CANVA. https://www.canva.com/

CARVALHO, Robson Santos de; FERRAREZI JR., Celso. Produzir textos na educação básica: o que saber, como fazer. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2015.

RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2016.

Por: Elaine Teixeira.

(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)

Licença Creative Commons

As figuras da língua de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição