A coesão se refere à ligação entre os elementos (frases, orações, períodos e parágrafos) de um texto. Estes fazem referência entre si e, por isso, são extremamente dependentes. Se conectados, colaborarão para uma unidade textual, já que o texto não é um conjunto isolado, mas sim uma união de termos lexicais (dotados de significante e significado). Uma sentença que não apresenta coesão, provavelmente, terá problemas de coerência.

A coerência diz respeito à unidade semântica do texto. Para que seu texto se torne coerente, é necessário que as unidades lexicais (palavras) se combinem para formar uma unidade de sentido. Um texto pouco coerente não irá transmitir a temática tratada de forma precisa, uma vez que as ideias devem se relacionar. Por isso, normalmente, utiliza-se palavras em um mesmo campo de sentido, pois senão teremos palavras contraditórias entre si e, consequentemente, uma linha de raciocínio será quebrada.

Um exemplo é quando listamos carro, caminhão, trem e cenoura.

Está claro que “cenoura” não está no mesmo campo semântico de “carro”, “caminhão” e “trem” (veículos de locomoção). Portanto, saber utilizar os conectivos e os recursos de coesão é extremamente necessário para se fazer entender e produzir textos produtivos dentro do PB:

 

Licença Creative Commons
Coesão e Coerência (Roteiro de Redação) de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.